O Que o Homem Tem Não Importa...
O que Importa é Sua Bondade que tem em Seu Coração

sexta-feira, 25 de novembro de 2011

NOTA DE PESAR



PARTIDO HUMANISTA DA SOLIDARIEDADE
DE
MACHADINHO D' OESTE - RO.

NOTA DE PESAR




Messias Fernandes Gomes, em nome do PHS de Machadinho D' Oeste, consternado com o falecimento do Sr. Eder Mazan presidente do imprev, ocorrido na manhã desta sexta-feira (25), em Machadinho, transmite o sentimento de profundo pesar e solidariedade à família enlutada, pela perca de um grande homem de espírito público, humanista, fraterno e leal as suas convicções em toda a sua trajetória em Machadinho D' Oeste - RO.



Ariquemes, 25 de Novembro de 2011.


Fraternalmente,


Messias Fernandes Gomes
Presidente Comissão Execultiva Municipal - PHS 31.

quarta-feira, 23 de novembro de 2011

CONCIÊNCIA NEGRA



          Nesta, segunda – feira.  Fui convidado a participar de uma palestra  promovida pela escola: Ceeja Paulo Freire, em memória de rei Zumbi que teve sua história marcada em 20 de novembro,  data em que se comemora ao dia da Consciência Negra, movimento que surgiu na década de 60.

             Consciência Negra nos exige reflexão e respeito à luta pela libertação da escravidão que jazia o negro no século XVII, nos engenhos e nas lavouras do café. E que sempre eram submetidos às chibatas dos senhores, e como forma de resistência escrava fugiam de mata adentro para escapar dos trabalhos escravos e das chibatadas sempre buscavam fugir para os Quilombos dos Palmares lugar que o negro se expressava em liberdade através de suas culturas, a capoeira surge de uma dança folclórica como defesa e ataque dos negros, que ao fugirem mata adentro observavam os movimentos dos animais.

             É por isso que a capoeira ganhou o mundo como uma arte  considerada Patrimonio Cultural do Brasil de técnicas apuradas que demostra toda uma identidade do povo brasileiro. uma arte criada em plena escravidão para se defender das degradações físicas e mentais. Antes de apresentarmos a arte capoeira quero fazer referencia ao meu saudoso amigo José Sandoval Viana, a qual pude conviver, um generoso ser humano que no ano de 2007, tive oportunidade de participar  juntamente com ele de um grupo de pessoas em que liderava uma reunião sobre a  consciência negra que em suas palavras dizia; “ Vamos conscientizar os pais e mães de crianças a combater qualquer forma de discriminação racial, seja mudando o vocabulário hereditário que alguns ainda dizem como:  “menino sai da rua que o negão vai te pegar”. entre outras forma de discriminação seja no mercado de trabalho ou nos grandes centros universitários”.

         Sandoval estava cursando naquele ano o Telecurso na escola: Jovina de Carvalho Ribeiro e posteriormente pretendia cursar o ensino superior de direito. Logo, seus sonhos foram interrompidos por uma dura luta contra um câncer. Deixou-nos lembranças pela sua simpatia e sempre com um sorriso no rosto as minhas lembranças de sua pessoa como alguém que lutou para ser guerreiro nunca aceitando o cativeiro.

         Considero uma ótima iniciativa dos professores e alunos em destaque as Professoras Djaine, e Andréia que apresentaram uma ótima palestra dentro do contexto histórico do nosso Brasil, combatendo qualquer forma de discriminação racial. e por fim, dodos assitiu uma bela apresentação da capoeira conteporânea de nosso município de Machadinho D'  Oeste.

terça-feira, 11 de outubro de 2011

REPERCUTIU NA IMPRENSA ESTADUAL

ELEIÇÕES 2012: PHS aposta na juventude para conquistar Prefeitura de Machadinho


Partido Humanista da Solidariedade (PHS) se renovou no Município de Machadinho D’Oeste, e mira nas eleições de 2012 com o desafio lançar candidatura própria para a prefeitura. “Para tanto, estamos apostando no potencial da juventude”, declarou o presidente regional da sigla, Herbert Lins, se referindo ao servidor público Messias Fernandes, que, aos 27 anos, passou a comandar o Diretório Municipal do PHS no Município.


Embora principiante no cenário político rondoniense, Messias Fernandes já é visto como uma grande promessa, tendo recebido, inclusive, propostas de outros partidos antes de assumir a presidência municipal do PHS. O motivo é a popularidade que goza na região, em virtude de ter sido um dos fundadores da Associação Jí- Paranaense de Capoeira do Estado de Rondônia, sendo Supervisor Regional dos Municípios de: Jí- Paraná, Seringueira, Costa Marques, Vale do Anari e Machadinho D´Oeste.


O Mestre Messias, como é conhecido, também se destacou pela idealização de projetos sociais como o Capoeira na Escola, que levou a arte ao alcance de alunos de escolas públicas. Ele, que teve até que cortar grama para adquirir recursos para fazer aulas de capoeira, deu a centenas de estudantes de baixa renda a oportunidade que não teve: estudar a arte da capoeira gratuitamente.


METAS


“Nossa proposta é atrair mais jovens para o PHS e formar uma forte nominata para 2012 com 20 candidatos a vereador”, disse Messias Fernandes ainda afirmando que o partido também terá candidato próprio para a Prefeitura de Machadinho. “Já estão sendo estudados alguns nomes de peso, dentre eles, o do advogado Dr. Bandeira, que se filiou ao PHS na última sexta-feira, e que pode ser a grande opção para 2012, pela sua credibilidade e respeito junto à população”.


Bandeira revelou que a até então não tinha se manifestado no meio político, mas que o momento é oportuno para contribuir com o município em que reside há mais de 15 anos, seja através de idéias, projetos, e ações voltada à população. Em fim, agradeceu o espaço na legenda, e declarou: "estou a disposição para o que der e vier, seja como candidato a prefeito ou apoiando o nome escolhido pela legenda”.

Autor : Lucas Tatuí   Fonte : Assessoria










Redes Sociais:



domingo, 9 de outubro de 2011

PARTIDO HUMANISTA DA SOLIDARIEDADE

 O Partido Humanista da Solidariedade (PHS) Filiou nesta ultima sexta feira, o advogado Dr. Bandeira, um importante nome na sociedade Machadiense, a contribuir com as eleições 2012. O mesmo foi recebido pelo presidente humanista, Messias Fernandes e Prof. Abraão.

Messias, disse é com entusiasmos que recebemos o Dr. Bandeira, Pois ele tem um diferencial por atuar na área jurídica, e com certeza tem uma boa administração, e pode muito bem apresentar Projeto e idéias inovadoras para população de Machadinho D’ Oeste, evitando assim o desgaste que nosso município se encontra.

Bandeira destacou que a até então não tinha se manifestado no meio político, mas que o momento é oportuno para contribuir com o município em que reside há mais de 15 anos, seja através de idéias, Projetos, e ações voltada à população. Em fim, agradeceu o espaço na legenda, e disse estou a disposição. "para o que der e vier, seja como candidato a prefeito ou apoiando o nome escolhido pela legenda”, explicou.

O secretário geral do diretório do PHS, Prof. Abraão, classificou como importantíssima a filiação do Dr. Bandeira pela sua postura profissional e a defesa dos interesses do povo, o que vai de encontro ao que o partido defende. “Bandeira” é um dos nomes com potencial para se discutir. “Isso é importante para o fortalecimento do partido com um projeto majoritário e com 20 candidaturas a vereador”, completou.

segunda-feira, 15 de agosto de 2011

Justiça Social


Olá, amigos chegando com mais uma postagem. Onde logo acima posto também uma foto de um amiguinho que conheci no Lance Brasil 2.  Ali estava um garoto com seu irmãozinho tomando um suco, se não me engano de morango, um garoto que já se comportava como homem conduzindo seu irmão a tomar o saboroso suco, muito me chamou atenção até então admirando o jeito gaúcho de vestis e a semelhança de índio, com um par de sandálias havaianas no pé e seu irmãozinho de sunga. Isso me despertou uma curiosidade. Logo, sorri para o garoto e perguntei vocês vieram de onde? Ele me respondera do Rio Grande do Sul. Partindo se dali iniciei um breve conversar e perguntei a ele esta gostando de está aqui? Ele respondeu é quente. Logo, interpretei que não. Momentos que também aguardava um suco de abacaxi. Aquele garoto se esbanjava de suco imagino eu se lembrando do clima do Sul. Ainda curioso para sabe de forma ele estaria aqui em Machadinho o mesmo disse que seus pais vendem remédios naturais e viajam muito. Quando perguntei a ele se ele quantos anos ele tinha ele olhou bem pra mim  desocupando suas mãos e levantou sua mãozinha mostrando oito dedinhos expressando sua idade. Neste momento sentei um aperto no coração temendo a falta alfabetização de uma criança que vivia migrando de lugar em lugar com seus pais, e que nem sábia lê. E nem mesmo escrever seu próprio nome. Pensando nisso tentava me conforma com hereditariedade da família que tem seus traços culturais e que devemos respeitar e não concordar com a situação falta de alfabetização. Porque sabemos que muitas famílias do Brasil vivem assim. Sejam elas Ciganas, Hippie, Índio, Malabaristas de Circos e tantos outros que encontram um meio de sobreviver migrando de lugar em lugar. No entanto, ainda não existe nenhum tipo de lei especifica no nosso Brasil que dispõem de educadores para que possa levar a educação. Seja! Nos circos, barracas de ruas, acampamentos fazendo com que todos tenham de fato acesso à educação em conformidade com os direitos e garantias especificados na Constituição Brasileira.

Eu sou um intelectual que não tem medo de ser amoroso, eu amo as gentes e amo o mundo. E é porque amo as pessoas e amo o mundo, que eu brigo para que a justiça social se implante antes da caridade

segunda-feira, 8 de agosto de 2011

A-M-I-Z-A-D-E

Olá, não poderia deixar de aparecer aqui pra deixar algumas palavras minhas, reconheço que quis falar de algo legal, que não fosse muito chato e, me senti meio sem assunto, dai surgiu a ideia de fazer uma homenagem ao amigo Messias Fernandes, e qual melhor assunto? Amizade!
Amizade, sentimento nobre que faz bem ao corpo e a alma, que protege nossa vida dos momentos de solidão, há estudos que dizem que pessoas com bons relacionamentos (amistosos) vivem mais felizes, pois, as pessoas isoladas em si mesmas tem tendência maior a entrar em depressão, resultando numa saúde mental fraca, o que gera como consequência uma saúde corporal frágil.
Bem, estou aqui escrevendo isso porque vejo que o tempo fez bem pra mim, e o que mais me deixa feliz é que a vida colocou boas pessoas na minha vida, com as quais criei um relacionamento de amizade profunda. Como vou falar do amigo Messias, posso dizer que o vejo como um jovem batalhador, que corre atrás do que quer, que busca conhecimento, que respeita os demais como deseja ser respeitado, que mostra que pode haver amizade mesmo na distancia, como é o nosso caso.
É preciso que eu deixe uma coisa certa aqui, nossa amizade começou de uma forma estranha, que não me lembro bem como fizemos contato (tenho quase certeza que foi pelo Orkut), afinal, temos muitas coisas em diferente, mas como a fé dele diz, foi Deus quem escreveu nossa amizade, pra ser construída de forma diferente, de uma forma jamais vista para mim. Sei que ainda sou jovem e tenho muito pela frente, assim como também sei que posso contar com seu apoio meu amigo Messias, e quero que saiba que você terá meu apoio em tudo que precisar, mesmo que alguns dos seus sonhos me parecerem loucuras, sei que vou respeita-lo e apoia-lo.  Afinal é pra isso que servem os amigos, para servir como irmãos nos momentos mais difíceis, naqueles momentos em que nos sentimos meio que desolados na vida, é está função de amigo irmão sempre quero ter!
Pra finalizar minha homenagem quero deixar alguns versos em forma de poema de autor desconhecido (bem que esse podia se identificar), são palavras simples, mas que remetem o quanto a vida é boa, se levarmos em conta que viver com bons amigos faz com que construamos uma boa historia de vida. Enfim, quero deixar essas palavras para reflexão de quem for ler estes meus pensamentos, o titulo é “A arvore dos meus amigos”.
Pois bem, antes de irmos aos versos, só pra especificar, a figura que aparece simboliza amizade, expressa a ideia de que amigos são mãos para outros amigos, como uma corrente, de uma mão que segura a outra, como muitas amizades fazem isso, é uma boa figura pra representar a amizade. Agora vamos aos versos.
 
 
A ARVORE DOS MEUS AMIGOS

Existem pessoas em nossas vidas que nos deixam felizes pelo simples fato de terem cruzado o nosso caminho. Algumas percorrem ao nosso lado, vendo muitas luas passarem, mas outras apenas vemos entre um passo e outro. A todas elas chamamos de amigo. Há muitos tipos de amigos.
    Talvez cada folha de uma árvore caracterize um deles.
    O primeiro que nasce do broto é o amigo pai e o amigo mãe. Mostram o que é ter vida.
    Depois vem o amigo irmão, com quem dividimos o nosso espaço para que ele floresça como nós.
    Passamos a conhecer toda a família de folhas, a qual respeitamos e desejamos o bem.
    Mas o destino nos apresenta outros amigos, os quais não sabíamos que iam cruzar o nosso caminho. Muitos desses denominados amigos do peito, do coração. São sinceros, são verdadeiros. Sabem quando não estamos bem, sabem o que nos faz feliz...
    Às vezes, um desses amigos do peito estala o nosso coração e então e chamado de amigo namorado. Esse dá brilho aos nossos olhos, música aos nossos lábios, pulos aos nossos pés.
    Mas também há aqueles amigos por um tempo, talvez umas férias ou mesmo um dia ou uma hora. Esses costumam colocar muitos sorrisos na nossa face, durante o tempo que estamos por perto.
    Falando em perto, não podemos esquecer dos amigos distantes. Aqueles que ficam nas pontas dos galhos, mas que quando o vento sopra, sempre aparecem novamente entre uma folha e outra.
O tempo passa, o verão se vai, o outono se aproxima, e perdemos algumas de nossas folhas.
Algumas nascem num outro verão e outras permanecem por muitas estações.
    Mas o que nos deixa mais feliz é que as que caíram continuam por perto, continuam alimentando a nossa raiz com alegria. Lembranças de momentos maravilhosos enquanto cruzavam com o nosso caminho.
Desejo a você, folha da minha árvore, Paz, Amor, Saúde, Sucesso, Prosperidade...
Hoje e Sempre... simplesmente porque: "Cada pessoa que passa  em nossa  vida é única. Sempre deixa um pouco de si e leva um pouco de nós.  Há os que levaram muito, mas não há os que não deixaram nada. Esta é a maior responsabilidade de nossa vida e a prova evidente de que duas almas não se encontram por acaso".

Para o momento era só, espero que goste meu amigo Messias, pois fiz com muito zelo, já que sua amizade é importante pra mim meu caro, forte abraço! ... Oscar

terça-feira, 12 de julho de 2011

SEI QUE AINDA SOU CRIANÇA - TENHO MUITO QUE APRENDER


Levo a vida com prudência aprendendo com tudo e todos no trabalho, na escola, e na igreja lugar de grande importância na vida do ser humano.

Sinto-me, feliz por tudo que Deus tem me proporcionado bem sei que o deve do homem consiste em temer a Deus. Um dia desses tive um encontro inesperado na rodoviária de Ariquemes pude encontra minha saudosa professora Izabel que há muito tempo não havia, em alguns momentos de conversas de família pude perceber nela algo especial da parte de Deus com o semblante de felicidade a eterna professora dizia estou trabalhando aqui em Ariquemes na escola do BNH, a mesma estava feliz tudo quanto podia expressar sendo uma serva de Deus, congregando na Igreja Assembeia de Deus da Missão e que no ano seguinte estaria se aposentando por tempo de trabalho, muito me alegrava por ouvir a já então diaconisa. Naquele, momento de euforia e empolgação ela estava embarcando á Porto Velho, Aonde iria se encontra com o também servo de Deus o seu esposo que ali estaria residindo e trabalhando nas usinas do madeira. Partindo se de uma breve conversa fiquei no banco da rodoviária aguardando minha lotação de taxi com destino a minha querida cidade de Machadinho e a muito imaginar reportando em minhas lembranças o quanto a professora fora importante na minha formação que incíava- se no primário da escola Alberto Nepomuceno. Uma educadora autoritária, e dinâmica que todos os coleguinhas obedeciam, decorando o alfabeto direitinho. Anos mais tarde, ainda tive oportunidade já na escola Jovina de Carvalho Ribeiro de tê-la como minha professora da antiga 4º série, Onde acontecera minha formatura do primário. Um ano inesquecível a qual paira em minhas recordações a peça de teatro de apresentação da turma com a música:
Vamos Construir- cantado por Sandy e Júnior. Que diz assim a letra.

Sei que ainda sou criança
Tenho muito que aprender
Mas quero ser criança quando eu crescer
Nosso mundo é um brinquedo
Com pecinhas para unir
Ele será todo seu, se você pensar assim
Refrão
Vamos construir uma ponte em nós
Vamos
construir, pra ligar seu coração ao meu
Com o amor que existe em nós!
E você que é gente grande
Também pode aprender
Que amar é importante pro meu mundo e para o seu
Mas eu tenho a esperança
De você ser meu amigo
De voltar a ser criança, pra poder brincar comigo
Refrão
Tudo o que se sonha
Com amor se pode conseguir
Por que tudo é assim, é assim
E a gente vive muito mais feliz!

segunda-feira, 27 de junho de 2011

EDUCAÇÃO UMA REFLEXÃO


            
          Definindo a educação entendemos que é um processo de formação que inicia desde a infância de uma criança, dentro da própria família, formação essa que também e estendida às escolas quando a criança atinge idade adequada para ir á escola fator esse que ira contribuir para o conhecimento e aprendizagem do aluno, pois a educação tem um papel fundamental para formação do individuo para o mundo em que se vive.

         Educação compreende-se em uma ação exercida, pelas gerações adultas, sobre as gerações que não se encontram ainda preparadas para a vida social; tem por objeto suscitar e desenvolver, na criança, certo número de estados físicos, intelectuais e morais, reclamados pela sociedade política, no seu conjunto, e pelo meio especial a que a criança, particularmente, se destine. A educação é um conjunto de ações, fatores e influencia que agem sobre o homem com vista a prepará-lo para a vida no meio social. Ela visa formar um homem integral, por isso envolve o desenvolvimento da personalidade nos aspectos físico intelectual, afetivo e moral, a fim de prover nos indivíduos as qualidade e capacidade humana necessária para a vida em sociedade, ou seja, sua relação com o mundo. Toda a educação é intencional, principalmente a que acontece no em ensino escolar, está demarcado por principio e fins.

            O trabalho pedagógico de um professor e de principal importância na vida desses pequeninos que no amanhã vão cresce com força, destreza e muita sabedoria valorizando a sociedade da qual faz parte. No entanto vezes nos faltam palavras para dizer o quanto é importante à valorização do professor que por muitas vezes tem despertado o sentimento de querer fazer um pouco mais pela educação. E logo, é confrontado com precariedades na educação. Neste caso se torna difícil educar se o dever primeiramente é da família e ficando em segunda parte o estado qual seria o mais errante nestes aspectos de educação.   É clara a ligação do direito a educação na lei maior e na LDB. Faço aqui somente uma observação, a de que na constituição vem em primeiro como dever do estado, já na LDB a ordem do dever inverteu-se, sendo primeiro de responsabilidade da família.  Isso me faz acreditar que o estado economicamente tem demonstrado pobre para com seu dever dando poucas condições para famílias se interagir socialmente e assim compreendendo seu dever.  Um breve levantamento à maioria das escolas sem condições de se fazer acontecer uma boa educação, desde um simples projeto de pintura da estrutura escolar uma boa alimentação, e uma recreação de primeiro mundo com diversidades de brinquedos essas prioridades com certeza fará com que a educação se torne mais atraídas por esses que buscam aprendizagem num que devia ser um paraíso, e assim despertando ânimos e prazeres da aprendizagem.

         Considerando, que em breve estarei concluído meu estágio de pedagogia fiz questão de relatar aqui um pouco da nossa realidade que nem sempre  são relatadas, expressando aqui um desejo de contribuir para mudanças da nossa educação ficando a disposição da comunidade como sempre. Seja em atividades complementares da educação como o trabalho que desenvolvi por nove anos, levando o projeto capoeira na escola, cultura como forma de complemento educacional na vida de crianças que buscam algo novo para que possa escapar da marginalidade, do trabalho escravo, dos lixões e até mesmo das drogas.

           Sabemos que as mudanças podem acontecer desde que aja mobilização da sociedade por parte de quem de fato compete o dever. Ficam aqui minhas considerações finais pedindo uma grande mobilização pela educação, em especial nossas escolas de Machadinho D’ oeste, onde encontrei grandes decadências educacionais com falta vagas em escolas da rede municipal e estadual, configurando todo início do ano letivo um lugar de gigantescas filas para matriculas, sem contar à superlotação que causa falta de vagas em muitos casos precisa até mesmo de intervenção do conselho tutelar ou mistério publico, isso é quando os peixes não resolvem. Sendo assim prefiro não compara as escolas com os presídios em termo de estrutura e capacidade.



terça-feira, 21 de junho de 2011

MACHADINHO D' OESTE

O que é Plano Diretor?


O Plano Diretor é o instrumento básico da política de desenvolvimento do Município. Sua principal finalidade é orientar a atuação do poder público e da iniciativa privada na construção dos espaços urbano e rural na oferta dos serviços públicos essenciais, visando assegurar melhores condições de vida para a população.





Invasão próximo ao aeroporto.

Nossa cidade por ser uma cidade ainda em crescimento poderia ser muito bem organizada quanto ao plano diretor desde um simples loteamento de área publica, mas o que notamos que há um crescimento desordenado que antes fosse um problema de fácil solução. Isso é se houvesse interesse administrativo para resolver os problemas que vem causando grande desordem habitacional, podendo ser configurada uma verdadeira zona de conflito fundiário. São atitudes como essas que deixam de proporcionar qualidade de vida para população que tanto necessita deste instrumento básico de política de desenvolvimento. Que apresente diretrizes e instrumentos para que os investimentos em saneamento, transporte coletivo, saúde, educação, equipamentos urbanos, habitação popular sejam adequadamente distribuídos e beneficiem toda a população.

quinta-feira, 26 de maio de 2011

Crianças e Adolescentes em Conflito com Lei.


Drogas ou Democracia.

No meio social a qual vivemos crianças adolescentes começa passa por experiência de drogas lícitas que são vendidas livremente no comercio brasileiro, ou seja, Bebida e Cigarro. Esse início de uso indevido acontece até mesmo dentro da própria família, fato bem comum na nossa realidade, mas temos a plena consciência dos transtornos futuros que pode causar ao desenvolvimento de um individuo tanto educacional como no social. Por isso temos que fica atento em relação essas substancias muitas pessoas não vêem como drogas já maconha voltou com força total na câmera federal, e se liberada entra no rol das drogas lícitas.

       Podemos classificar esses transtornos como: desobediência aos pais agressividade, prostituição, evasão escolar, e muitas das vezes entram no mundo crime como forma de sustentar o vício adquirido e sempre buscando experiências causando dependências químicas de drogas ilícitas como Cocaína, Maconha, crack e etc. Contudo, podemos de alguma Forma contribuir para coibir esses conflitos com a lei, orientando os pais promovendo palestras educativas dando opção de lazer e cultura, usando como base os princípios cristãos na esperança de alguma forma contribuir para formação de uma sociedade mais justa, e assim construindo para o desenvolvimento do adolescente quando ao chegar à maior idade, Não podemos deixar de expressar aqui que somos constituídos por uma sociedade civil de direitos e deveres e cabe a cada um de nós fazermos nossa parte, para que o poder público também dote leis mais claras e consistentes com nosso dilema familiar.

      Hoje, vivemos em momentos difíceis, diante muitos projetos de leis polêmicos e será que o “liberal geral” vai acabar com muitos problemas?

quarta-feira, 11 de maio de 2011

SOBRE A NOSSA HISTÓRIA


<><>
<><>
Joaquim Perreira da Rocha
<><>
 Tudo tem um começo, o começo da história de nossa cidade se faz quando o seringalista Joaquim Pereira da Rocha, nos seus cultivos a beira do rio Ji-Paraná - entendemos que na linguagem indígena JÌ significa rio machado por ter lindas e deslumbrantes esculturas de machadinhas nas rochas das pedras- , após apreciar aquela linda arte feita pela águas do Paraná - grande rio- , faz a homenagem ao belo rio que por alí passava. Era um novo tempo, nascia um novo nome às margens esquerda do rio Ji-Paraná, o afluente chamado de Rio Machadinho.

<><>
<><>
rio Jí- Parana
<><>
Anos mais tarde com início do Projeto de Assentamento (PA) Machadinho, já homenageando o afluente que tem a localização à margem direita da BR MC-03, neste momento, juntamente com este projeto, nascia o sonho de milhares de família vindas principalmente do nordeste e sul do país, que ouviam o chamado do governo federal, através das ondas sonoras da radio Voz do Brasil, para a colonização da Região Norte.
 O Instituto Nacional de Reforma Agrária (INCRA) demarca as terras em Rondônia, e assim começou a busca do tão sonhado El Dorado, com a chegada de famílias na região e o rápido crescimento populacional, como também com o desenvolvimento econômico do PA Machadinho. Em 11 de maio de 1988, este Projeto de Assentamento, que era pertencente às cidades de Ariquemes, Jarú e Ji-Paraná, desmembrou-se passando a ser emancipado, dando vida ao município de Machadinho D’Oeste. Outro fato de relevante importância e que precisa ser lembrado aqui, é que em 1989 aconteceram a primeiras eleições, sendo eleito o prefeito Luiz Flávio de Carvalho Ribeiro. Funcionário do   INCRA.



Mais tarde, por sua localização entre rios de exuberantes cascatas e cachoeiras tornou - se um lugar conhecido por todos no estado de Rondônia, com a beleza das seringueiras, mangueiras, castanheiras e festas como a da Garota Cachoeira, - ocorre anualmente entre setembro e outubro - que sempre chama a atenção de turistas interessados nas belezas naturais da localidade.
<><>
<><>
Imagem Ilstrativa: Usina
<><>
Para o Ano de 2012, esperamos ansiosos pela chegada da usina hidrelétrica 02 (dois) de novembro, local bem conhecido por muitos pescadores, onde tempos atrás meu tio ex- Vereador João Donizete participou de Festival de pesca, essa construção com certeza irá mudar a vida de muitos Machadinheses, abrindo as portas de emprego e renda, já tenho observado alguns investimentos no ramos da construção civil, muitos começarão a investir na esperança de poder receber os forasteiros – assim como nossos antepassados assim o foram - que chegarão à nossa cidade, muitos em busca de emprego por terem preparo para mão de obra em barragens são Homens e Mulheres que se intitulam no serviço com essa frase “Enquanto existi barragem serei barrageiro”, isso demonstra que as barragens do Brasil atrai muitos trabalhadores de vários estados, nem toda a nossa população está preparada para o serviço.
Nossa realidade econômica sempre foi a indústria madeireira, agricultura permanente, que por muitos anos sustentam o município e que hoje passa a viver uma nova realidade, sendo uma grande bacia leiteira, crescente na Agropecuária e se destacado na lavoura temporária de grãos.
São muitas as mudanças pelo que passamos, estamos perto de um futuro próspero de avanços no nosso município, constatamos o grande crescimento populacional, Por isso esse novo momento que certamente ira atrair investimentos no ramos imobiliários, Industrial e tantos outros que surgirão. É esperado há muitos anos. Ainda me lembro quando criança na década de 90, rumores sobre usinas aqui bem pertinho de nós tão perto que tem muitas pessoas na região comprando áreas que serão afetadas pela construção com a intenção dos compradores de ganhar uma alta indenização das empreiteiras neste momento de pré-usina. Espero que os sitiantes e chacareiro residentes na beira do rio 02 (dois) novembro tenham muita calma ao negociarem suas propriedades.

segunda-feira, 25 de abril de 2011

Palestra na Capital destaca mudanças no sistema prisional nos 100 dias do atual governo.

“Avaliação dos 100 Dias do Atual Governo – no tocante ao Sistema Prisional” é tema de palestra neste sábado (09-04) em Porto Velho, durante a Convenção Estadual do Partido Humanista da Solidariedade (PHS). O evento conta com a participação de representantes de outras siglas, dentre eles, o ex-senador Expedito Júnior (PSDB).

O palestrante, professor Messias Fernandes, que atua no sistema estadual, propõe enumerar as principais ações do ações do novo governo nesses primeiros cem dias, voltadas ao sistema prisional, destacando a nomeação inédita de uma servidora da categoria dos agentes penitenciários para titular da Secretaria de Justiça do Estado (Sejus).
“Pela primeira vez na história de Rondônia servidores da categoria dos agentes assumiram o comando da Sejus. Outro fato que demonstrou vontade de mudar foi a nomeação de uma mulher para titular da pasta. Mirian Speáfico é a única mulher no País secretaria de justiça de um estado. Esse foi primeiro passo para possíveis mudanças no sistema prisional de Rondônia”, destacou Messias Fernandes.
Messias ainda destaca o que ele chama de início de um “processo de democratização do sistema”. “A iniciativa de elaborar o PCCS da categoria com a participação direta de agentes de várias localidades do Estado, representou a quebra da barreira que existia entre a Sejus e os servidores, e o começo da democratização do sistema”, concluiu.
..............
Onde saiu
Imprensa escrita
Jornal Estadão do Norte, de 09 de abril de 2010.
Mídia online

domingo, 24 de abril de 2011

O INICIO - MEUS INTERESSES E MINHAS PREOCUPAÇÕES AQUI!

Olá, meu nome é Messias Fernandes Gomes, moro no município de Machadinho d'Oeste - RO (MDO), sei que sou meio suspeito pra dizer isso, mas, a minha cidade é a melhor do Brasil srsr !!!
Ah! alguem aí vai se perguntar, onde fica Machadinho? Certo, vamos matar suas dúvidas! segue abaixo um esquema em mapa, mostrando os locais proximos de MDO.

Ficamos em um lugar abençoado por Deus! Por isso, tenho vontade de mostrar ao mundo o povo que faz parte de nossa historia (e da nossa cidade), esse é um dos motivos que me levou a criar este blog. Temos muitas coisas boas aqui pra serem compartilhadas com vocês leitores, há histórias, causos e personagens que serão inesqueciveis e precisam ser guardados para que as proximas gerações venham a conhecer também. Além disso, temos belissimas paisagens aqui.
Logo abaixo coloco uma foto que peguei com alguns amigos e montei numa só, vejam;

Linda as paisagens né!? Espero que este seja apenas o começo de algo que não termine mais!
Desde ja quero agradecer a ajuda que alguns amigos me deram, pois, sempre que preciso estão dispostos a me socorrer, a vida aqui é boa, tranquila, nao somos a maior cidade do estado mas temos nossos valores pessoas e culturais aqui também. Assim, um dos meus principais objetivos aqui é mostrar nossa região a todos que tiverem interesse e vontade de conhecer este nosso belo povo, que também é muito simples e acolhedor. Breve estarei publicando meu perfil para que todos me conheçam, estarei aceitando comentarios, recebendo opiniões e respondendo se possivel, quero fazer deste blog o meu modo de me comunicar com pessoas que ainda tenham duvidas a respeito da nossa cidade.
Desde ja meu cordial abraço a todos, que Deus os abençoe muito ! ! ! E até a próxima postagem!!!