O Que o Homem Tem Não Importa...
O que Importa é Sua Bondade que tem em Seu Coração

segunda-feira, 27 de junho de 2011

EDUCAÇÃO UMA REFLEXÃO


            
          Definindo a educação entendemos que é um processo de formação que inicia desde a infância de uma criança, dentro da própria família, formação essa que também e estendida às escolas quando a criança atinge idade adequada para ir á escola fator esse que ira contribuir para o conhecimento e aprendizagem do aluno, pois a educação tem um papel fundamental para formação do individuo para o mundo em que se vive.

         Educação compreende-se em uma ação exercida, pelas gerações adultas, sobre as gerações que não se encontram ainda preparadas para a vida social; tem por objeto suscitar e desenvolver, na criança, certo número de estados físicos, intelectuais e morais, reclamados pela sociedade política, no seu conjunto, e pelo meio especial a que a criança, particularmente, se destine. A educação é um conjunto de ações, fatores e influencia que agem sobre o homem com vista a prepará-lo para a vida no meio social. Ela visa formar um homem integral, por isso envolve o desenvolvimento da personalidade nos aspectos físico intelectual, afetivo e moral, a fim de prover nos indivíduos as qualidade e capacidade humana necessária para a vida em sociedade, ou seja, sua relação com o mundo. Toda a educação é intencional, principalmente a que acontece no em ensino escolar, está demarcado por principio e fins.

            O trabalho pedagógico de um professor e de principal importância na vida desses pequeninos que no amanhã vão cresce com força, destreza e muita sabedoria valorizando a sociedade da qual faz parte. No entanto vezes nos faltam palavras para dizer o quanto é importante à valorização do professor que por muitas vezes tem despertado o sentimento de querer fazer um pouco mais pela educação. E logo, é confrontado com precariedades na educação. Neste caso se torna difícil educar se o dever primeiramente é da família e ficando em segunda parte o estado qual seria o mais errante nestes aspectos de educação.   É clara a ligação do direito a educação na lei maior e na LDB. Faço aqui somente uma observação, a de que na constituição vem em primeiro como dever do estado, já na LDB a ordem do dever inverteu-se, sendo primeiro de responsabilidade da família.  Isso me faz acreditar que o estado economicamente tem demonstrado pobre para com seu dever dando poucas condições para famílias se interagir socialmente e assim compreendendo seu dever.  Um breve levantamento à maioria das escolas sem condições de se fazer acontecer uma boa educação, desde um simples projeto de pintura da estrutura escolar uma boa alimentação, e uma recreação de primeiro mundo com diversidades de brinquedos essas prioridades com certeza fará com que a educação se torne mais atraídas por esses que buscam aprendizagem num que devia ser um paraíso, e assim despertando ânimos e prazeres da aprendizagem.

         Considerando, que em breve estarei concluído meu estágio de pedagogia fiz questão de relatar aqui um pouco da nossa realidade que nem sempre  são relatadas, expressando aqui um desejo de contribuir para mudanças da nossa educação ficando a disposição da comunidade como sempre. Seja em atividades complementares da educação como o trabalho que desenvolvi por nove anos, levando o projeto capoeira na escola, cultura como forma de complemento educacional na vida de crianças que buscam algo novo para que possa escapar da marginalidade, do trabalho escravo, dos lixões e até mesmo das drogas.

           Sabemos que as mudanças podem acontecer desde que aja mobilização da sociedade por parte de quem de fato compete o dever. Ficam aqui minhas considerações finais pedindo uma grande mobilização pela educação, em especial nossas escolas de Machadinho D’ oeste, onde encontrei grandes decadências educacionais com falta vagas em escolas da rede municipal e estadual, configurando todo início do ano letivo um lugar de gigantescas filas para matriculas, sem contar à superlotação que causa falta de vagas em muitos casos precisa até mesmo de intervenção do conselho tutelar ou mistério publico, isso é quando os peixes não resolvem. Sendo assim prefiro não compara as escolas com os presídios em termo de estrutura e capacidade.



terça-feira, 21 de junho de 2011

MACHADINHO D' OESTE

O que é Plano Diretor?


O Plano Diretor é o instrumento básico da política de desenvolvimento do Município. Sua principal finalidade é orientar a atuação do poder público e da iniciativa privada na construção dos espaços urbano e rural na oferta dos serviços públicos essenciais, visando assegurar melhores condições de vida para a população.





Invasão próximo ao aeroporto.

Nossa cidade por ser uma cidade ainda em crescimento poderia ser muito bem organizada quanto ao plano diretor desde um simples loteamento de área publica, mas o que notamos que há um crescimento desordenado que antes fosse um problema de fácil solução. Isso é se houvesse interesse administrativo para resolver os problemas que vem causando grande desordem habitacional, podendo ser configurada uma verdadeira zona de conflito fundiário. São atitudes como essas que deixam de proporcionar qualidade de vida para população que tanto necessita deste instrumento básico de política de desenvolvimento. Que apresente diretrizes e instrumentos para que os investimentos em saneamento, transporte coletivo, saúde, educação, equipamentos urbanos, habitação popular sejam adequadamente distribuídos e beneficiem toda a população.